FAQ's

Eis as respostas a algumas das perguntas mais frequentes acerca do álcool e dos seus efeitos.

Com dúvidas sobre o efeito do álcool no corpo ou a sua permanência na corrente sanguínea? Deseja saber se faz bem à saúde? Deseja saber por que se sente tão mal após beber demasiado? Esta secção simples de utilizar contém respostas úteis às perguntas mais frequentes sobre o álcool.

Em baixo poderá encontrar informação sobre:

  • Quais os efeitos do álcool?
    Beba um copo de cerveja, vinho ou bebidas destiladas e o álcool nele contido entra na sua corrente sanguínea através do sistema digestivo e espalha-se pelo corpo - em apenas alguns minutos. A comida no estômago diminui a velocidade deste processo; apesar disso, quando o álcool alcança o cérebro, afecta os centros de controlo do corpo - causando intoxicação. De um modo geral, "queimará" o álcool de uma bebida normal (25 cl de cerveja com 5% de álcool) em 1 hora e meia a duas horas.
  • As pessoas "queimam" álcool a velocidades diferentes e um copo de cerveja pode ser demais?
    A maioria das pessoas queima álcool à mesma velocidade - cerca de uma bebida normal a cada 2 horas. Algumas condições de saúde ou medicamentos podem diminuir a velocidade deste processo e gerar níveis de álcool no sangue superiores à média após o consumo de algumas bebidas. A frequência do consumo não afecta a velocidade de absorção do álcool - o peso e o sexo são os factores mais importantes. Por outro lado, os consumidores frequentes tendem a notar menos os efeitos do álcool dos que os consumidores irregulares; na realidade, todos "vivemos" o álcool de forma diferente.
  • Que quantidade de álcool é seguro beber?
    Existem exceções, mas duas bebidas por dia não deverão ter efeitos adversos na maioria dos homens adultos; por seu lado, a maioria das mulheres e pessoas mais velhas pode consumir - com segurança - uma bebida por dia (considerando-se “uma bebida” uma garrafa de 33 cl de cerveja, um copo de 14 cl de vinho e um “shot” de 4 cl de bebidas espirituosas). Algumas pessoas não deverão beber sob nenhuma circunstância dada a gravidade dos riscos. Entre elas incluem-se quem tencione conduzir ou efectuar qualquer actividade que exija vigilância, coordenação e equilíbrio, pessoas com determinadas condições de saúde, grávidas (e mulheres que planeiem engravidar), assim como pessoas com idade inferior ao limite legal.
  • O álcool é bom para o coração?
    Segundo estudos efetuados, os adultos que bebem de forma moderada (duas bebidas por dia para os homens, uma para as mulheres) apresentam menos probabilidade de sofrer de doenças coronárias do que as pessoas que bebem mais ou não bebem. No entanto, a investigação continua em curso, pelo que não se recomenda aos consumidores que bebam mais nem os abstémios que comecem a beber por razões de saúde.
  • Qual é o efeito do álcool sobre um estômago cheio ou vazio?
    Com o estômago cheio, o percurso do álcool até ao intestino grosso efetua-se a menor velocidade, podendo diminuir a velocidade de absorção do álcool. Assim sendo, após a ingestão de alimentos, os efeitos do álcool demorarão - provavelmente - mais tempo a manifestar-se e os níveis de álcool no sangue não serão tão elevados como ao beber de estômago vazio. Por outro lado, o álcool no corpo demorará mais tempo a desaparecer do corpo com o estômago vazio.
  • É seguro beber durante a gravidez?
    O melhor é evitar totalmente o consumo de álcool durante a gravidez. O álcool pode ter vários efeitos adversos sobre o feto. Quantidades muito pequenas, como um pequeno copo de cerveja uma ou duas vezes por semana, podem não ser nocivas, mas visto não se poder confirmar uma quantidade totalmente segura, evite completamente o consumo de álcool durante a gravidez ou se estiver a planear engravidar.
  • Ficamos realmente sóbrios se bebermos café?
    Não. A ingestão de café nunca causa sobriedade! Não tem qualquer impacto sobre a velocidade a que o corpo absorve o álcool. Apenas resulta na desidratação do corpo, pelo que terá de ir à casa de banho mais vezes. A verdade sem eufemismos é: a única forma de ficar sóbrio é parar de beber e deixar que o corpo faça o resto.
  • Qual a quantidade de álcool que é seguro beber antes de praticar exercício físico?
    Nenhuma. O desporto e o álcool não devem ser combinados. Com apenas um ou dois copos de cerveja ou vinho, a sua concentração diminui, a sua coordenação é afectada e a sua visão é limitada. Além disso, a sua sensibilidade à dor diminui, aumentando a probabilidade de ferimentos. Por isso, não beba antes de praticar exercício - para seu bem e dos outros.
  • O que é uma ressaca?
    O álcool começa por sedar o corpo para depois o irritar. Por esta razão, uma noite de consumo em excesso resulta sempre numa manhã desagradável. O álcool irrita o corpo de várias formas. Suprime as hormonas que inibem a micção, pelo que terá de ir à casa de banho mais vezes. O que provoca desidratação. E acorda com uma enorme indisposição: dor de cabeça, náusea, tremuras, boca seca, sede terrível e outras sensações desagradáveis. Eis o que é uma ressaca.
Part of the Heineken Company