As nossas Iniciativas

A SCC tem desenvolvido e colaborado em várias ações/campanhas que visam alertar para uma condução responsável e para os perigos do consumo de bebidas alcoólicas.

2015
 

O Greenfest é o maior evento do País, dedicado ao tema da sustentabilidade, durante o qual se celebra o que de melhor se faz nas três seguintes áreas: economia, social e ambiente.
Associada ao evento desde a sua primeira edição, a SCC reconhece nesta iniciativa um palco privilegiado para comunicar junto dos seus stakeholders os seus compromissos de sustentabilidade, integrados na gestão do negócio.
Na edição deste ano desafiámos os visitantes do Greenfest a experimentarem diferentes dispositivos que simulam  asconsequências da condução sob o efeito de bebidas alcoólicas, sensibilizando e promovendo o Consumo Responsável de uma forma pedagógica e divertida.

No âmbito do tema da Condução Segura e sob o mote da “Santa Boleia”, na noite de 12 para 13 de Junho, a Cerveja Sagres, ofereceu, uma vez mais, à população lisboeta, transporte gratuito para as Festas de Lisboa , um concorrido evento popular desta cidade, contando com a presença de, aproximadamente, 360.000 pessoas.

Esta ação, comunicada no site da marca Sagres e no jornal de distribuição gratuita METRO, demonstra não só a preocupação da SCC no que respeita ao tema da condução segura e ao bem-estar e segurança dos seus consumidores, como também com a promoção do sentido de responsabilidade individual e social dos mesmos. O autocarro Sagres esteve disponível entre as 19h e as 3h para transportar os cerca de 450 aderentes a esta iniciativa, oferecendo animação ao som de música tradicional dos Santos Populares, procurando garantir que o espírito de festa não seperdesse em nenhum momento da noite. A Sagres também  desenvolveu um código QR que permitia localizar o autocarro em tempo real. A “Santa Boleia” oferece a possibilidade aos consumidores de se divertirem, não pondo em causa a sua  egurança.

A Fundação Luso, no âmbito do seu apoio à Comunidade, apoia, desde 2005, o projeto de Futebol de Rua da Associação CAIS tendo renovado esta parceria, no passado dia 16, durante a Conferência de Imprensa de apresentação da  Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2015, a qual teve lugar no GNRation, em Braga.
Ao longo de cinco dias, os cerca de 250 participantes, jogadores, treinadores e responsáveis, têm participado em workshops e várias actividades culturais e recreativas.  O workshop da manhã do dia 23 p.p. foi, por proposta da Central de Cervejas, dedicado ao tema da Segurança Rodoviária e Consumo Responsável. Para o efeito a Central de Cervejas, numa parceria com a PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa, deu a oportunidade a estes jovens de, para além de degustarem a Sagres Radler 0,0% e Sagres Sem Álcool, experimentarem vários simuladores que recriam de forma educativa e lúdica, os efeitos da condução sob o efeito do álcool, num processo dissuasor  do consumo de bebidas com álcool, neste momento.  Foi ainda entregue, a cada participante, uma t-shirt da mascote “Jolas”, apelando ao Consumo Responsável.
Os simuladores presentes nesta sessão, foram:
Simulador de Álcool: com a ajuda de uns óculos que simulam um grau de alcoolémia de 0,8º, foi solicitado aos jovens a execução de um pequeno trajeto delineado no chão, com e sem os óculos a fim de demonstrar os efeitos do álcool na visão;
Simulador de Reação: para medir os tempos de reação aos estímulos exteriores e a precisão da resposta por parte do condutor, para se compreender a relação da velocidade com as distâncias de reação e de paragem.
Simulador de Força de Embate: balança que tendo por base o peso do indivíduo e determinada velocidade de embate, calcula a força a que o seu corpo é projetado sem cinto de segurança.
Desta forma a empresa, através da sua marca Sagres, nas sua variantes sem álcool, procurou sensibilizar estes jovens, recém ou futuros condutores, para uma condução responsável e segura.

2014
 

No dia 29 de Setembro realizou-se a sessão de encerramento do Dia do Consumo Responsável organizada internamente, a qual contou com a presença de dois convidados especiais, o humorista, Salvador Martinha, que de maneira divertida partilhou as mensagens da campanha "Não deixe que o consumo excessivo fale por si", e Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, que deu o seu testemunho como vítima de acidente motorizado. Ronald den Elzen, CEO da SCC nas suas declarações finais, reforçou uma vez mais a mensagem: "O consumo responsável é um compromisso que deve ser assumido por cada um de nós".

2013

Cerveja Heineken® promoveu ações de sensibilização sobre Consumo Responsável e respeito pelo ambiente durante o Optimus Alive’13
 
A Cerveja Heineken®, marca premium do portefólio da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas,  que foi este ano pela segunda vez consecutiva Premium Sponsor e Cerveja Oficial do Optimus Alive’13, sensibilizou, de forma inédita, todos os festivaleiros, com idade igual ou superior a 16 anos, para o consumo moderado e responsável de Cerveja e para a adoção de boas práticas ambientais.
 
Sob o mote “Achas que fazes boa figura? Bebe com Moderação”,  promotores devidamente identificados, durante os três dias do festival, desafiaram no recinto todos os festivaleiros,  a partir da idade  atrás referida, a experimentar qual o efeito que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem no comportamento das pessoas.  Todos os que aderiram à iniciativa foram filmados, fazendo um percurso traçado no chão, usando uns óculos especiais que simulavam a visão de uma pessoa com cerca de 0,8g/l de álcool no sangue. Participaram neste desafio cerca de 1.100 festivaleiros, que ficaram habilitados a ganhar bilhetes para o Optimus Alive’14.
 
Paralelamente, todos os bares do recinto e copos utilizados para todas as bebidas tinham uma mensagem “≥16 A Música não tem Idade. O Consumo Tem”, sensibilizando, desta forma, os festivaleiros para a idade legal para o consumo de Cerveja.


Vídeo da ação de sensibilização sobre Consumo Responsável e respeito pelo ambiente durante o Optimus Alive’13

Iniciativa “Quem tem a nossa boleia tem tudo”
 
A Cerveja Sagres, líder no mercado nacional, numa iniciativa única, voltou a isponibilizar, na noite de 12 para 13 de Junho, um autocarro que transportou, de forma gratuita pelas Festas da Cidade de Lisboa, os Lisboetas e todos os outros que se quizeram juntar.
Sob o mote “Quem tem a nossa boleia tem tudo”, entre as 19h e as 3h, o autocarro Sagres esteve disponível para transportar os aderentes a esta iniciativa, entre Belém e Santa Apolónia, com paragens em Santos, Cais do Sodré e Praça do Comércio, percorrendo os bairros com maior tradição destes festejos populares.
 
A Cerveja Sagres também desenvolveu, especialmente para esta iniciativa, um site versão mobile (www.sagres.pt/qr/santos) que permitiu, em tempo real, ver a localização do autocarro. Nessa página, acessível também via QR Code, presente em vários suportes de comunicação da marca, esteve disponível todo o percurso do autocarro SAGRES, um mapa com a sua localização e o feed de Instagram de fotos partilhadas com a hashtag #somoslisboa.
Esta foi mais uma ação que se enquadra também no âmbito da responsabilidade corporativa da marca, que demonstra assim a sua preocupação no que respeita ao tema da condução segura e ao bem-estar e segurança dos seus consumidores, promovendo o sentido de responsabilidade individual e social dos mesmos.

2012

Cerveja Sagres oferece transporte gratuito para as Festas de Lisboa
 
A Cerveja Sagres, marca líder no mercado nacional, numa iniciativa única, disponibilizou, no dia 12 de Junho, um autocarro que transportou, de forma
gratuita, pelas Festas da Cidade de Lisboa, os Lisboetas e todos os outros que se juntaram. Entre as 18h00 e as 3h00, o autocarro esteve disponível para transportar, de hora a hora os aderentes a esta iniciativa, entre Belém, Santos, Cais do Sodré e Santa Apolónia, percorrendo os bairros com maior tradição destes festejos populares.
O autocarro da cerveja Sagres, sob o mote “Somos Lisboa a marchar e uma boleia sem pagar” – sujeito a lotação limitada -, teve animação própria e ao som de música popular, procurou garantir que o espírito de festa não se perdesse em nenhum momento.
Esta é mais uma acção que se enquadrou no compromisso de responsabilidade social da marca, que demonstra assim a sua preocupação no que respeita ao tema da condução segura e ao bem-estar e segurança dos seus  consumidores, promovendo o sentido de responsabilidade individual e social dos mesmos.

Consumo Responsável de Bebidas Alcoólicas e Condução - “Drinking and Driving”
 
O Consumo Moderado e Responsável de Cerveja com álcool é uma das prioridades da política de Responsabilidade Social Corporativa da SCC e da sua marca Sagres.
 
De forma, a mais uma vez, comunicarmos e sensibilizarmos os jovens para esta problemática, nomeadamente junto daqueles que têm uma idade entre os 14 e os 18 anos, idades próximas para se obter a carta de condução, estivemos presentes este ano, na Futurália 2012 – Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade, evento que decorreu entre os dias 14 e 17 de Março, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), tendo acolhido cerca de 50 mil estudantes e jovens de todo o país.
 
Numa parceria com a PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa, foi dada a oportunidade a estes jovens de, para além de degustarem a Sagres Zero, experimentarem vários simuladores que recriam de forma educativa e lúdica, os efeitos da condução sob o efeito do consumo de bebidas alcoólicas. Os simuladores presentes no stand da Sagres Zero foram: Simulador de Condução de Motociclos, Simulador de Álcool, Simulador de Reação, Simulador de Força de Embate.
 
A Sagres Zero procurou sensibilizar estes jovens, futuros condutores, para uma condução responsável e segura sob o lema “SE VAI CONDUZIR BEBA SAGRES ZERO”.

2011

Conversas em Família
 
Em Outubro, teve lugar no Anfiteatro da Fábrica de Vialonga, a iniciativa “Conversas em Família”, que veio reforçar a preocupação e empenho que a SCC dedica ao Consumo Responsável.
Esta acção, desenvolvida em parceria com a EPIS (Empresários pela Inclusão Social), destinou-se a todos os Colaboradores da SCC e foi aberta aos seus familiares, caso entendessem pertinente comparecer. Pretendeu-se com esta acção, sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas, sensibilizar, esclarecer e informar sobre eventuais questões relacionadas com este tema e dotar os Colaboradores da SCC com os elementos necessários para poderem comunicar sobre este assunto, nomeadamente com os seus familiares.
As “Conversas em Família”, que tiveram lugar em três sessões com horários que permitiram abranger todos os Colaboradores da SCC que funcionam por turnos, tendo estado presentes cerca de 400, foram dirigidas pelo Professor Carlos Fernandes da Silva (Licenciado e Doutorado em Psicologia), do Conselho Científico da EPIS, que, além de uma apresentação sobre o tema do consumo responsável, interagiu com os presentes respondendo às questões que lhe foram colocadas.
Esta foi mais uma acção no âmbito do programa Brewing a Better Future/Produzindo um Futuro Melhor, cobrindo duas importantes temáticas – a do Envolvimento e Motivação dos Colaboradores e a do Consumo Responsável.

Sagres Zero disponibilizou gratuitamente testes de álcool na 30ª Concentração de Motas de Faro
 
A cerveja Sagres Zero desafiou os Motards que estiveram na Concentração de Faro, que em 2011 teve um número recorde de mais de 32.000 visitantes, para auto testarem gratuitamente a indicação do seu nível de alcoolémia, numa iniciativa que reforça a sensibilização para o consumo responsável e para a condução segura.

Ao longo dos três dias do evento, 14, 15 e 16 de Julho, a cerveja Sagres Zero, reforçou a sua comunicação “se conduzir beba Sagres Zero”, através desta acção voluntária, em local assinalado do recinto, disponibilizando testes de álcool completamente inovadores e que dão resultados, qualitativos indicativos, com um simples contacto com a saliva.

Esta iniciativa da cerveja Sagres Zero surge no âmbito da Política de Responsabilidade Social da Marca, que entre outras, e no mesmo sentido desenvolveu parcerias com a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e com o TriCampeão Nacional de Todo o Terreno, Miguel Barbosa. Para além disso, tem também realizado iniciativas com os Governos Civis e as Autarquias com vista a sensibilizar os Consumidores para o consumo responsável de bebidas alcoólicas e a condução rodoviária.
 

Sagres Zero disponibilizou gratuitamente testes de álcool na Concentração de Motards de Góis
 
Numa iniciativa cujo propósito foi a sensibilização para uma condução segura, a Sagres Zero, apoiante da Concentração Mototurística de Góis e líder no seu segmento, aproveitou a ocasião para reforçar, uma vez mais, a sua comunicação “se conduzir beba Sagres Zero”.
 
Assim, para além dos momentos de degustação de cerveja, a edição de 2011 contou com uma acção voluntária, em local assinalada do recinto, onde foram realizados cerca de 1500 testes de álcool completamente inovadores e que possibilitaram aos participantes do evento testar gratuitamente, através de um simples contacto com a saliva, a indicação do seu nível de alcoolémia.
 
Esta iniciativa da cerveja Sagres Zero surge no âmbito da Política de Responsabilidade Social da Marca, que entre outras, e no mesmo sentido desenvolveu parcerias com a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e com o TriCampeão Nacional de Todo o Terreno, Miguel Barbosa. Para além disso, tem também realizado iniciativas com os Governos Civis e as Autarquias com vista a sensibilizar os Consumidores para o consumo responsável de bebidas alcoólicas e a condução rodoviária.
 

Santa Boleia - Sagres oferece transporte gratuito para as Festas de Lisboa
 
A Cerveja SAGRES, líder no mercado nacional, numa iniciativa única, disponibilizou, no dia 12 de Junho, um autocarro que vai transportou, de forma gratuita, pelas Festas da Cidade de Lisboa, os Lisboetas e todos os outros que se quiseram juntar. Entre as 18h e 4h, a Santa Boleia esteve disponível para transportar os aderentes a esta iniciativa, entre o Alcântara, o Cais do Sodré e Santa Apolónia, percorrendo os bairros com maior tradição destes festejos populares.

Esta foi  mais uma acção que se enquadra também no âmbito da responsabilidade corporativa da marca, que demonstra assim a sua preocupação no que respeita ao tema da condução segura e ao bem-estar e segurança dos seus consumidores, promovendo o sentido de responsabilidade individual e social dos mesmos.

2010

Selo de Consumo Responsável – APRECIE COM MODERAÇÃO
 
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) passou a ter nos rótulos e packs de todas as referências, com álcool, da cerveja Sagres um Selo de Consumo Responsável – APRECIE COM MODERAÇÃO – que, de forma mais visível, veio reforçar o apelo a um consumo responsável, junto dos consumidores. O “claim” deste selo apela à moderação no consumo de cerveja com álcool.

O consumo moderado e responsável é uma das principais preocupações da SCC, no âmbito da sua Responsabilidade Social Corporativa. Essa preocupação, muito em especial com os jovens, está explícita nas diversas formas de comunicação efectuadas pela Empresa, nomeadamente ao ser a 1ª cervejeira nacional a comunicar um apelo ao consumo responsável nos próprios rótulos de um produto com a inscrição da frase “Seja Responsável. Beba com Moderação”, indo ao encontro dos princípios de marketing responsável que defende.

Sagres Zero sensibiliza condutores para os efeitos do álcool
 
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e o Automóvel Clube de Portugal (ACP) iniciaram em Fevereiro de 2010 uma acção inédita em Portugal, que consiste na oferta preferencial de uma cerveja Sagres Zero a todos os condutores que solicitarem os serviços de assistência do ACP. Simultaneamente pretende alertar os condutores para os perigos de conduzir sob o efeito do álcool.
Para tornar esta acção possível a SCC colocou mini coolers nas 32 viaturas de desempanagem e assistência do ACP, que possibilitam não só o transporte como também a refrigeração dos produtos. Sempre que solicitarem estes serviços, os condutores, enquanto aguardam pela desempanagem dos seus veículos, receberão gratuitamente e peferencialmente uma cerveja Sagres Zero fresca, a única marca no mercado que assume um papel activo na responsabilidade social e na consciencialização dos condutores.
O objectivo desta acção inédita da SCC e ACP é promover a condução segura e prevenir a condução sob o efeito do álcool, fomentando o aumento da protecção dos interesses dos portugueses em geral e dos automobilistas e motociclistas em particular.

Iniciativa da Sagres Zero leva Miguel Barbosa a escolas secundárias
 
O piloto Miguel Barbosa, Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, esteve em várias escolas secundárias do País para sensibilizar os jovens para a necessidade de adoptarem comportamentos responsáveis nas estradas, promovendo uma condução segura, numa iniciativa da cerveja Sagres Zero. Estas acções são destinadas aos alunos do Secundário (12.º ano) de todos os agrupamentos e pretendeu abranger os jovens, cuja faixa etária, os coloca prestes a tirar a carta de condução .
A Sagres Zero, marca que tem o reconhecimento do Automóvel Clube de Portugal e da Prevenção Rodoviária Portuguesa, pretendeu com esta acção promover a condução segura junto dos adolescentes assim como passar a experiência profissional do Miguel Barbosa.

2008

Parceria com o Mundo Português
 
A SCC, em parceira com o jornal dedicado aos emigrantes portugueses, Mundo Português, desenvolveu no Verão de 2008, junto das fronteiras nacionais, uma ação de sensibilização para o consumo responsável através da oferta de uma garrafa de Sagres Zero aos portugueses de visita ao seu país.

2007

“Carreira Zero”
 
Também a campanha de sensibilização “Carreira Zero” que decorreu em 2007 apelou ao consumo responsável de bebidas alcoólicas. Durante este período, dois autocarros vestidos especialmente com a roupagem da Sagres Zero circularam à noite nas zonas de animação noturna de Lisboa e Porto, transportando gratuitamente todos aqueles que optavam por não conduzir. A iniciativa "Carreira Zero" pretendeu alertar, em especial os jovens, para a necessidade de adotarem comportamentos preventivos em relação aos acidentes de viação, reforçando o empenho da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas para o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas. Os autocarros substituíram os carros daqueles que não se sentiam em condições para conduzir ou, simplesmente, preferiram optar por um transporte mais prático.

Um Sopro pela Vida
 
Sensibilizar os jovens para o consumo responsável de bebidas alcoólicas foi o objetivo da Campanha Um Sopro pela Vida, patrocinada pela cerveja Sagres. Lançada pelo Governo Civil de Lisboa, em Março de 2005, com uma duração de 24 meses, esta ação marcou presença na noite lisboeta com diversas atividades educativas. Foram instalados alcoolímetros fixos, para utilização gratuita em mais de 15 discotecas do distrito, e foram distribuídos 5 000 aparelhos portáteis para quem sai à noite poder avaliar o grau de alcoolémia, antes de decidir guiar o carro. A distribuição de 60 000 folhetos com a frase “se beber, não conduza”, foi outra das ações desenvolvidas junto da população, na qual se alerta para os riscos de conduzir sob o efeito de álcool e se informa sobre as sanções que a lei prevê para os infratores. A associação da cerveja Sagres a este projeto é uma demonstração clara da política da empresa na promoção de um consumo responsável e moderado.

Part of the Heineken Company