Comportamento de Risco

Consumo arriscado
 
Em algumas situações e no caso de pessoas com determinadas condições físicas, o consumo de qualquer quantidade de álcool representa um risco significativo para a saúde e segurança.

O álcool e a condução
 
A mensagem é inequívoca: o álcool e a condução são uma combinação fatal. Se estiver a planear conduzir, o comportamento mais seguro é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Uma condução segura exige boas capacidades de visão, discernimento lógico e reações rápidas. O álcool afeta estas três componentes. Na verdade, a capacidade de condução pode diminuir com níveis de álcool no sangue muito abaixo do limite legal - dependendo da quantidade de comida ingerida, da altura do dia, da sua disposição, do seu metabolismo e dos seus níveis de fadiga.
 
Assim sendo, combinar álcool e condução representa um risco real de morte ou ferimentos para si e outras pessoas. Poderá ainda resultar em detenção e condenação por condução sob o efeito de álcool e, em última instância, ao pagamento de multas, à cassação do título de condução e mesmo a uma pena de prisão.
 
Os riscos são demasiado elevados, por isso, tome as decisões corretas.

Consumo de álcool no local de trabalho
 
Mesmo o consumo de níveis muito reduzidos de álcool no local de trabalho pode provocar graves problemas - afetando o seu discernimento e capacidades motoras. De forma sucinta, não existe nenhum nível abaixo do qual o álcool não resulta em efeitos indesejados; na verdade, uma ressaca pode afetar o seu desempenho, ainda que a concentração de álcool no sangue seja zero.
 
O consumo de álcool no local de trabalho pode causar problemas a curto e longo prazo. A curto prazo, o aumento dos níveis de álcool no sangue colocam em risco a sua eficácia e segurança, conduzindo a erros de julgamento e possíveis acidentes. A longo prazo, o consumo excessivo de álcool de forma continuada pode provocar problemas sociais, psicológicos e médicos, incluindo a dependência do álcool. Durante um longo período, aumenta a probabilidade das faltas ao trabalho por doença, dada a deterioração rápida das capacidades físicas e interpessoais.

O álcool e o desporto
 
O álcool e o desporto ativo não formam uma boa combinação. Se pretender praticar exercício físico, não beba álcool. O álcool acelera a pulsação e ritmo respiratório, resultando ainda em desidratação - a sua condição física é imediatamente afetada. Além disso, a sua capacidade de sentir dor diminui, aumentando o risco de ferimentos. Sentirá ainda os efeitos adversos do consumo de álcool após o exercício, uma vez que os níveis mais baixos de humidade no seu corpo ocasionarão uma metabolização do ácido láctico (na origem das dores no corpo) menos eficiente.

Consumo de álcool durante a gravidez
 
Resultados de estudos efetuados comprovam que mesmo baixos níveis de álcool podem afetar o feto humano, pelo que o consumo de álcool durante a gravidez representa um verdadeiro risco.

Part of the Heineken Company