Consumo Responsável

Promover Consumo Responsável
 
A posição da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e das suas marcas, alinhada com as outras empresas do sector e sob a égide da APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja é de preocupação permanente e de apelo ao consumo responsável da cerveja com álcool.

Código de Auto-Regulação
 
A SCC, membro da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV), é uma das subscritoras do Código de Auto-Regulação dos Cervejeiros Portugueses para a Comunicação Comercial, o qual pretende reforçar os aspectos éticos da comunicação comercial (publicidade) e contribuir para um consumo de cerveja mais responsável. Entre outros, o Código adverte para o facto de a publicidade não poder ser dirigida a menores, incitá-los ao consumo nem sugerir que beber cerveja possa insinuar qualquer êxito social, desportivo ou sexual. Também impede qualquer relacionamento do consumo de cerveja com o acto de conduzir.
 
Aliás, o Código de boas práticas para a comunicação comercial da APCV é considerado um “best in practice” na Europa, e é também subscrito pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHERSP) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), sendo a monitorização do código feita por uma entidade independente, o ICAP - Instituto Civil de Auto-Regulação Publicitária.
 

Alinhamento com o Grupo Heineken
 
A SCC, no que respeita ao consumo responsável, está também alinhada com a política e estratégia da Heineken, Grupo do qual faz parte. A responsabilidade é a palavra central da política de álcool da Heineken. O seu grande objectivo é produzir, comercializar e vender cerveja de uma forma que tenha impactos positivos na sociedade. Todas as empresas do Grupo Heineken, incluindo obviamente a SCC, devem garantir que as suas actividades comerciais cumprem os requisitos legais bem como os de auto-regulação preconizados pelo sector e empresa e não incentivam o consumo irresponsável de bebidas alcoólicas.
 
A Heineken é membro fundador do Fórum Europeu Álcool e Saúde, o principal instrumento da União Europeia para acordar e implementar uma estratégia de redução dos efeitos nocivos do álcool. A Heineken participou também no processo de consulta junto de organizações intergovernamentais, governos, profissionais de saúde e agentes económicos, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando as estratégias que considera mais efectivas para reduzir os danos causados pelo consumo excessivo de álcool. De realçar que a Heineken possui um website sobre consumo responsável Enjoy Heineken Responsibly.
 
Também o programa de Sustentabilidade, Produzindo um Mundo Melhor-Brewing a Better World, tem como um dos seus principais focus a promoção do Consumo Responsável.

Fazer do Consumo Responsável uma Prioridade
 
A SCC, consciente da sua responsabilidade no que reporta a esta temática elaborou, em 2009, um documento – “Fazer do Consumo Responsável uma Prioridade” – com o intuito de esclarecer e informar os seus stakeholders, quer internos, quer externos, sobre as preocupações e prioridades da Empresa relativamente ao consumo responsável de bebidas com álcool.
 
Sendo o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas uma das principais preocupações da SCC, muito em especial junto dos jovens, a sensibilização para esta prática passou a estar explícita em todas as campanhas de comunicação efectuadas pela Empresa, nomeadamente ao ser a 1ª cervejeira nacional a colocar nas suas embalagens “Seja Responsável. Beba com Moderação”. A partir de Maio de 2010, passou a figurar nos rótulos e packs de todas as referências da cerveja Sagres com álcool um Selo de Consumo Responsável – APRECIE COM MODERAÇÃO – que, de forma mais visível, veio reforçar o compromisso público da Empresa, que reflecte a sua responsabilidade com os consumidores.
 
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da cerveja Sagres Sem Álcool, estabeleceu, a partir de 2008, uma importante parceria com o ACP (Automóvel Clube de Portugal) e com a PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa) com vista à consolidação do posicionamento da empresa no que respeita ao consumo responsável e à condução segura. No âmbito desta parceria é dado especial enfoque à prevenção, sensibilizando os condutores para os riscos intrínsecos à condução sob os efeitos do álcool, através de campanhas publicitárias e rótulos específicos desenvolvidas para a cerveja Sagres Sem Álcool. A intenção da SCC é continuar a implementar iniciativas que contribuam para uma maior consciência e informação da população sobre o tema da condução segura e consumo responsável, recomendando cerveja sem álcool.

"O Consumo Responsável é um dos grandes desafios do nosso negócio. Queremos contribuir com soluções que sejam vantajosas para a Sociedade, Consumidores e Empresa."

A SCC definiu também a sua estratégia de comunicação no desporto – futebol, rugby ou outro – suportada preferencialmente na sua marca de cerveja sem álcool Sagres Sem Álcool. Este foi um importante passo na política de publicidade da Empresa, mostrando assim a sua preocupação com o consumo responsável no desporto e junto dos jovens. A cerveja Sagres Sem Álcool demonstra ser a única marca de cerveja no mercado que assume um papel activo na responsabilidade social e na consciencialização dos consumidores para o consumo responsável. É também propósito da cerveja Sagres não comunicar especificamente o seu apoio a iniciativas estudantis, mesmo que dirigidas a universitários, nem a eventos que se relacionem com encontros motorizados, salvo com a sua marca Sagres Sem Álcool.
 

Com os Colaboradores da SCC
 
Um dos objectivos da SCC é sensibilizar todos os seus colaboradores para a responsabilidade acrescida que representa o facto de serem parte de uma indústria de bebidas alcoólicas como é o caso da cerveja. Todos os colaboradores são, na realidade, os embaixadores da empresa. Nesse sentido, a SCC procura promover acções de informação sobre o tema do consumo responsável, junto dos seus colaboradores. Adicionalmente, integra na sua política de acolhimento a novos colaboradores com responsabilidade ao nível do top management, bem como a todos os novos marketeers, acções de sensibilização promovidas pelas Relações Institucionais com enfoque na responsabilidade da empresa nesta matéria, na estratégia e política de consumo de bebidas alcoólicas, bem como na política de Responsabilidade Social Corporativa. Ainda no âmbito interno e ligando as questões do consumo responsável com o tema da segurança no trabalho, a SCC implementa o programa da Heineken Cool@Work, no qual os colaboradores recebem formação e informação na área do consumo responsável. É dada especial atenção aos elementos da força de vendas e a individuos com problemas em lidar com o álcool. O objectivo deste programa é melhorar a segurança e a saúde no trabalho, promover o consumo responsável de bebidas álcoolicas e sensibilizar e comprometer todos os que trabalham na SCC.

Part of the Heineken Company